Páginas

29 de nov. de 2010

Brasil Alfabetizado fecha ano com saldo positivo no Piauí

Segundo o IBGE, redução do número de analfabetos foi significativa em 2010, o que demonstra bons avanços por conta da sistemática do programa.

A sistemática do Programa Brasil Alfabetizado teve avanços significativos no ano de 2010 no combate ao analfabetismo. Números recentes do IBGE revelam que a população que anteriormente era de (28%) de analfabetos no estado, agora é de (21%). Se sairmos do geral, e considerarmos dados de cidades como Valença, por exemplo, a redução é ainda maior. Na cidade, a redução aconteceu em torno de 16,62%, e a população ainda analfabeta tem sido atendida em sua maioria.

Na cidade de Valença, redução no número de analfabetos foi significativa em 2010
Segundo a coordenadora do PBA Raimundinha Melo, "alfabetização é um processo, um resgate de direitos como dignidade, cidadania, relações sociais, liberdade, inclusão cultural. É a sistematização da leitura e da escrita que tem começo, mas não tem fim". Políticas Públicas que contemplem a educação são essenciais para a integração de uma massa da sociedade - ainda muito significativa - em ações culturais, políticas e para exercer a própria cidadania.

Maria Xavier, Secretária Estadual de Educação
Para a Secretária de Educação do Estado, Maria Xavier, o simples fato de estar na escola pode definir a vida dos alfabetizando. "A Educação por si só não garante ao cidadão o sucesso na vida. A educação, quando bem mediada, possibilita a liberdade de usufruir do conhecimento e da consciência que ela proporciona para enfrentar obstáculos, resolver mais facilmente problemas e conflitos e, certamente viver melhor."

Sobre o Programa:
O  MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania  e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado  é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios  que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total,  90%  localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa, por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal.
Com Informações do Portal do MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário